quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TAG: O Forninho Caiu!

Olá Pessoal!

Já faz um tempo que eu não respondo nenhuma Tag aqui no blog. E numa das minhas voltinhas pela blogosfera, eu achei essa no blog Lendo Com o Biel, mas que foi criada pelo Bruno Miranda, do canal Minha Estante. Fato é, eu achei ela muito massa e resolvi respondê-la. 

Pra quem não associou ou não conhece, essa Tag é baseada em algumas frases ditas no famoso vídeo da Giovana. Aquele em que ela está cantando e o forninho cai nas mãos dela. Então vamos às respostas?!

1) "Canta… espera!" - Qual livro você teria aproveitado melhor se tivesse lido hoje?

Pensando em todos os livros que eu li na minha nos meus primeiros anos de leitora não foi muito difícil achar alguns que eu tenha lido e não tenha aproveitado tão bem quanto eu poderia aproveitar se lesse hoje. E entre títulos como Hamlet, As Viagens de Gulliver, A Mão Esquerda de Deus e outros, eu escolhi Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Simples, eu li esse livro quando eu tinha uns 14 pra 15 anos, numa versão paradidática por livre e espontânea vontade, e gostei do que eu encontrei. Mas confesso que quando eu penso nele, poucos detalhes me vêm a mente, muitas vezes nebulosos. Sem contar que eu era uma leitora inocente, em começo de carreira, então provavelmente qualquer entendimento que eu tenha tido desse clássico da literatura universal pode ter sido superficial e ingênuo. É um livro que eu quero muito reler, mas dessa vez quero ler o original (traduzido, obviamente) para que eu possa absorvê-lo com mais cuidado. 

2) “Desce, sobe, empina e rebola” - Qual livro fez você passar por 3) várias emoções diferentes?

Eu também tenho alguns livros que me fizeram passar por diversas emoções, mas sinceramente, nenhum fez minhas emoções passarem numa montanha russa tanto quanto Convergente, da Veronica Roth. Todos sabem o quanto eu amo essa trilogia, mas eu tenho um verdadeiro caso de amor e ódio com o desfecho da trilogia. Eu comecei ansiosa e temerosa por ser o final e por conhecer alguns spoilers. Tinha vários momentos de raiva, principalmente com o Tobias. Pra mim, o personagem perdeu todo o encanto que senti no primeiro livro. Hoje, eu detesto ele. Aí vinha alguns momentos de confusão, e teve vários. Aí quando começou a se aproximar do final, teve:o receio de chegar logo nas partes desagradáveis; aquele sentimento de nostalgia antecipada por saber que o fim estava próximo; a tristeza misturada quando as partes desagradáveis finalmente chegaram; a frustração com o final bem abaixo das minhas expectativa; e a sensação de vazio existencial que você sente quando uma série que você ama acaba. É, Convergente mexeu com as minhas estruturas. 

3) "Se pendura mesmo!” - Qual livro você leu por indicação de outra pessoa e não gostou?

Geralmente os livros que me indicaram, eu gostei. E no momento eu não me lembro de nenhuma indicação específica que eu não tenha gostado. Mas para não deixar de responder a essa pergunta, eu vou falar de uma serie, que todo mundo a minha volta dizia que era maravilhosa, que tinha tudo a ver comigo, mas que não me agradou. Nesse caso estou falando de Hush Hush. Eu até gostei do primeiro livro, Sussurro, embora não tenha simpatizado com a protagonista. Mas eu detestei Crescendo. Não me convenci com Silêncio, e nem me interessei em ler Finale. Isso aconteceu por vários motivos, mas principalmente porque eu não suporto a Nora (protagonista). Ela é chata, teimosa, irritante, imatura e nem pra clichê me serviu. Não sei como ainda consegui ler três livros com ela como narradora.  

4) "Eita Giovana!" - Qual livro fez o forninho cair pra você?

Não consigo pensar em outro livro que tenha me surpreendido tanto Cidade dos Ossos, da Cassandra Clare. O fato era, eu não sabia o que esperar dessa leitura, afinal, peguei o pdf, sem ler uma resenha nem a sinopse do livro. Até hoje acho que foi o melhor tiro no escuro que dei. E como eu não sabia de nada sobre a serie, nenhum spoiler sequer, o meu forninho caiu com tudo quando eu cheguei no final do livro. O impacto foi tão forte que eu não sabia se lia  o resto da série ou não, se eu odiava o livro ou não. Mas depois de uma noite mal dormida por ficar pensando naquele final, eu não resisti. Levantei o forninho e comecei Cidade das Cinzas. E não me arrependo. Cidade dos Ossos não só derrubou meu forninho, quase o destruiu.



5) “Ahhhh" - Qual livro fez você chorar mais?

Sinceramente, é mais fácil me perguntar qual livro não me fez chorar. Eu tenho que admitir que choro por tudo e já teria sido capaz de encher um oceano inteiro só com as lágrimas que derramei por causa de livro. Ah, triste realidade. Sendo assim, não foi fácil escolher um, mas eu resolvi falar de Princesa Mecânica, também da Cassandra Clare. Cara, eu chorei litros naquele livro, principalmente no epílogo. Aquele epílogo destrói forninhos e arranca seu coração. A Cassie sempre mexendo com o meu emocional.




6) "Não entendi” - Qual o livro que você não entendeu nada?



Essa pergunta eu respondo com Bruxos e Bruxas, do James Patterson, Não é que eu não tenha entendido o livro, mas sei lá. Acho que o autor não explicou nada. A gente passa a história inteira acompanhando os dois irmãos bruxos, numa narrativa confusa e meio superficial pra depois não lembrar de muita coisa. Sinceramente, eu esperava muito mais desse livro, principalmente por causa da sinopse e do prólogo, mas infelizmente, o autor não me convenceu de nada ali.





7) “CORTA!" - Qual livro acabou sem ter um final?



Não lembro de ter lido um livro que não tenha tido um final, tem uns dois que pra mim terminaram, mas não terminaram. Um deles é o Cidades de Papel, do John Green. Sinto muito, mas não dá pra evitar o SPOILER. Afinal de contas, Margo foi embora ou resolveu ficar? O garoto passou o livro inteiro correndo atrás da garota pra no final ela ir embora? Não sei. Porque ele acaba no beijo. Ela disse que ia embora, mas voltou pro beijo e aí, fim. Bem que esse também poderia ter se encaixado na pergunta anterior, porque eu também não entendi, 




É isso, gente. Não vou indicar nenhum blog hoje, então fiquem a vontade em responder essa Tag. 

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário