domingo, 14 de dezembro de 2014

Raio-X do Autor: J. R. R. Tolkien, O Mestre da Literatura Fantástica

Essa semana chegou aos cinemas O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, desfecho da franquia O Hobbit. E aproveitando o clima da Terra Média, eu trouxe para a coluna Raio-X do Autor o mestre da literatura fantástica; J. R. R, Tolkien. Era pra esse post ter saído ontem, mas infelizmente não consegui concluir a tempo. Mas tudo bem, o importante é que ele está pronto pra você conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras desse escritor literalmente Fantástico.

Biografia

Em 3 de janeiro de 1892, na cidade de Bloemfontein, na África do Sul, Mabel dá a luz ao pequeno
John Ronald Reuel Tolkien. Aos três anos foi à Inglaterra com a mãe e o irmão mais novo, Hilary Arthur Reuel, mas o que seria apenas uma viagem temporária de visita aos parentes, acabou se tornando permanente, pois seu pai, Arthur Reuel Tolkien, acabou morrendo de febre reumática na África, deixando a família sem renda. Por causa dessa trágica notícia, Mabel levou os filhos para morarem com seus pais em Birmingham.




Quando pequeno costumava explorar as províncias de Sarehole e Worcestershire, que futuramente viriam a inspirar cenas de suas obras, como Bag End, local que teve o nome utilizado em um de seus livros.

Junto com o irmão, Tolkien teve algumas lições com sua mãe, com quem aprendeu a ler e escrever, botânica e noções de latim. Depois de duas tentativas, entrou para King Edward’s School. Durante um tempo chegou a frequentar a St. Philipi’ School, mas logo ganhou uma bolsa e retornou a King Edward’s.

Com a morte da mãe, os irmãos Tolkien passaram a viver sob a guarda de Francis Morgan, para que fora instruído por Mabel a dar-lhes uma educação católica. Foi em Edgbaston, que Tolkien cresceu perto de uma fábrica, cujas torres teriam inspirado as torres de O Senhor dos Anéis.

Quando tinha dezesseis anos, conheceu Edith Mary Bratt que era três anos mais velha do que ele. Logo eles se apaixonaram, mas o romance teve que esperar alguns anos, pois o tutor de Tolkien proibiu o namoro por atrapalhar os seus estudos e por ela ser protestante. Mas quando fez vinte anos Tolkien voltou a procurar Edith, que na época estava prometida a outro. A jovem, então, termina o noivado para poder noivar com Tolkien. Mas só em 1916 que eles finalmente se casam.

Quando a I Guerra Mundial começa, Tolkien é convocado e acaba exercendo o cargo de segundo tenente. Participa da Batalha de Somme, uma das mais sangrentas daquela guerra, mas consegue sobreviver a ela. Em seguida, é enviado de volta a Inglaterra com a saúde debilitada por ter contraído tifo. É durante esse tempo que ele começa a escrever o The Book of Lost Tales (Livro dos Contos Perdidos), que mais tarde viria a se chamar The Silmarillion. Nesse meio tempo, em 1917 nasce seu primeiro filho, John Francis Reuel Tolkien.

Com o fim da guerra, Tolkien inicia sua carreira acadêmica, como professor universitário. É convidado a trabalhar na formulação do New English Dictionary de Oxford, onde fica responsável pela etimologia de palavras de origem germânica e idiomas anglo-saxões. Tolkien começa passa a ser um respeitadíssimo filólogo especialista em diversas línguas antigas e moderna. Em 1920 nasce seu segundo filho, Michael Hilary Reuel Tolkien, e em seguida começa a trabalhar na Universidade de Leeds. E em 1924 publica seu primeiro livro Sir Gawain and the Green Knight, em parceria com E. V. Gordon.

Nesse ano, nasce seu terceiro filho, Christopher John Reuel Tolkien. Em 1929, nasceria sua primeira filha, Priscilla Mary Anne Reuel Tolkien.

Em 1925 retorna a Oxford, como professor anglo-saxônico na Universidade de Pembroke. Lá, começa a escrever O Hobbit, que ao ser publicado em 1937 é tão elogiado, a ponto da editora pedir uma um livro que desse continuidade à história. Assim, Tolkien começa a escrever a obra que o consagraria no universo da literatura fantástica e levaria 12 anos para ser concluída: O Senhor dos Anéis. Os dois primeiros livros da trilogia são publicados em 1954, e o último em 1955.  

Em 1971 morre sua amada esposa, Edith. No ano seguinte Tolkien recebe, da Rainha Elizabeth II, o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. No mesmo ano, morre sua esposa amada, Edith. E por fim, em 2 de setembro de 1973 morre com 81 anos, num hospital privado d Inglaterra, Sir John Ronald Reuel Tolkien.

Obras:

O Silmarillion: Esse livro é composto por contos ambientados no universo de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. As história dele serviram de base para a criação das demais obras do autor, sendo em geral narrativas que visavam explicar a formação e as crenças da Terra Média, através de seus mitos. O livro começou a ser escrito no pós-guerra, mas só foi publicado quatro anos após a morte do escritor, por seu filho, Christopher. Ao longo da vida, Tolkien escreveu e reescreveu diversas vezes as histórias contidas no livro, deixando algumas até mesmo inacabadas. 


O Hobbit: O Hobbit foi o primeiro livro situado nas Terras Ermas de Tolkien a ser publicado. Ele fez tanto sucesso e foi tão bem recebido pela crítica, que logo a editora pediu para o escritor escrever mais livros relacionados àquele universo. O livro conta a trajetória do hobbit Bilbo Bolseiro ao tentar recuperar um tesouro roubado pelo dragão Smaug de um grupo de anões. A missão foi dada pelo mago Gandalf atinge seu clímax na Batalha dos Cinco Exércitos. Recentemente o livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Peter Jackson, sendo dividido em três partes. A última parte, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, estreou na última quinta nos cinemas ao redor do mundo. 



Senhor dos Anéis: A principal obra de Tolkien demorou 12 anos para ser concluída, inicialmente era para ter sido publicada em volume único, mas para economizar nas despesas foi divida em três volumes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Sem dúvidas , uma das principais obras literárias do século XX, O Senhor dos Anéis se passa na terceira era da Terra Média, narrando um conflito onde Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits lutam contra os Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" caia nas mãos do seu criador, Sauron, na Guerra do Anel.

Curiosidades:


  • Tolkien lutou ao lado de C. S. Lewis na Batalha de Somme, durante a I Guerra Mundial. Os dois se tornaram grandes amigos. Essa amizade os levou a fundarem em1926 o grupo The Coalbiters, que se dedicava aos estudos da literatura nórdica, por exemplo dos escritores Beowulf e o Kalevala.
  • Desde muito novo, Tolkien sempre demonstrara aptidão para estudos linguísticos. No decorrer de sua vida aprendeu diversos línguas, tanto antigas, quanto modernas, além de criar seus próprios idiomas, usados em suas obras. Ele conhecia dezesseis idiomas além do inglês, sendo o finlandês o seu preferido que, junto com o galês, serviram de base para a criação dos idiomas élficos utilizados em O Senhor dos Anéis. Além das línguas élficas (Quenya e Sindarin), criou o Khûzdul e o Valarin, além de sistemas de escrita como o de runa angerthas e as tengwar.
  • Tolkien é conhecido como Senhor da Fantasia Moderna, tendo grande influência, não só na literatura, mas também no cinema, nos jogos, desenhos animados, quadrinhos, música e artes plásticas.
  • Quando a editora que publicara O Hobbit pediu para Tolkien uma obra que desse continuidade a esse mundo que ele havia criado, ele apresentou o manuscrito de Silmarillion, pois ele a considerava sua grande obra. A sugestão foi recusada. O livro só viria a ser publicado quatro anos após sua morte por seu filho, Christopher.
  • O nosso querido autor tinha um amor profundo por sua esposa, Edith. Uma vez, quando escrevera sobre o tempo que passara na guerra, ele disse: “Separar da minha mulher, então… era como uma morte”. Em um dia que eles caminhavam numa floresta, Edith teria dançado para ele numa clareira. Esse fato inspiraria uma cena entre Beren e Luthién, num dos contos presentes em Silmarillion. No túmulo do casal, sob seus nomes está a referência a Beren e Luthién. E no epitáfio, escrito pelo próprio Tolkien diz: “É breve e simples, a não ser por Lúthien, que tem para mim mais significado do que uma imensidão de palavras, pois ela era (e sabia que era) a minha Lúthien […] Nunca chamei Edith de Lúthien, mas foi ela a fonte da história que, a seu tempo, se tornou parte de O Silmarillion.” 
Depois de pesquisar tanto sobre esse escritor, que influencia gerações de escritores e conhecer um pouco mais da sua vida e do seu trabalho, fica impossível não se encantar com o mundo que ele criou, e querer ler cada uma de suas obras. J. R. R. Tolkien é leitura obrigatória para os amantes da literatura, principalmente a fantástica. Se você ainda não embarcou nessa aventura (como eu), aconselho que o faça em algum momento. Eu vou fazer isso assim que puder. 

Comente aqui o que achou do post, ou o quanto Tolkien é importante para você, ou até mesmo a sua sujestão para a coluna. Estarei esperando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário