sábado, 6 de dezembro de 2014

Raio-X do Autor: J. K. Rowling

Hoje eu estou, finalmente, reestreando uma coluna antiga do blog – Raio-X do Autor – depois de passar muito tempo sem postar nada nela. E nada poderia ser mais especial, do que escrever sobre uma autora, que significa muito para toda uma geração que cresceu junto com um dos personagens mais querido da atualidade. Sim, hoje eu falarei sobre a mãe de Harry Potter e de milhares fãs espalhados pelo mundo inteiro... J. K. Rowling. Sei que muito do que vou escrever aqui não será novidade para ninguém, mas já faz muito tempo que eu queria contar um pouco a história dessa mulher que inspirou milhares de pessoas no mundo inteiro, não só fãs, mas escritores também. Rowling é, sem a menor dúvida, a escritora mais influente da literatura atual.

Biografia

Joanne Rowling nasceu em 31 de julho de 1965,emChippingSodbury, Inglaterra. Com os pais Peter James Rowling e Anne Volant Rowling e a irmã mais nova Dianne, passou parte de sua infância em Winterbourne, até se mudarem para Chepstow, Gales, onde estudou na WyedeanComprehensive. Só deixou a cidade paraestudar Francês e Línguas Clássicas na ExeterUniversity, na costa sul da Inglaterra. O curso incluiu um ano em Paris. Depois de se formar, se mudou para Londres, onde trabalhou na Anistia internacional como pesquisadora. Foi mais ou menos nessa época, durante uma viagem de trem que atrasou, que Jo teve a ideia de escrever a obra que viria a torna-la mundialmente conhecida. Depois da morte precoce de sua mãe, desesperada para manter-se um pouco afastada, mudou-se para Portugal, onde dava de Inglês com língua estrangeira. Foi lá, em 1992 que conheceu o jornalista Jorge Arantes, com quem foi casada por pouco mais de um ano. Em julho de 1993, teve sua filha Jessica Isabel Rowling Arantes. Meses depois ela se divorciou e foi morar em Edimburgo na Escócia, onde vivia com a filha num pequeno apartamento, recebendo pensão semanal do governo escocês. Jo, passou cinco anos para escrever o livro de Harry Potter, mas só em 1997 o primeiro livro foi publicado pela BloomsburyChildren’s Books. Desde então, J. K. Rowling não parou mais e a cada livro publicado, sua fama foi crescendo. Colecionou diversos títulos, honrarias e prêmios. Em 2012, cinco anos após terminar de escrever a serie Harry Potter, a escritora voltou a publicar um livro, dessa vez voltado ao público adulto: The Causal Vacancy (Morte Súbita no Brasil). Atualmente, aos 49 anos, ela mora em Edimburgo com o marido, Neil Murray e os três filhos, Isabel, David e Mackenzie, e se dedica a escrever seus livros, entre outros projetos.


Obras

Harry Potter: A obra de maior sucesso de J.K. Rowling, começou a ser publicada em 1997, pela BloomsburyChildren’s Books, com o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Mas seis livros compõem a serie que acompanha a trajetória do bruxinho: Harry Potter e a Câmara Secreta (1998), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000), Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005) e Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007). A cada nova publicação a serie quebra
va novos recordes de venda ao redor do mundo. Em 2001, o primeiro livro foi adaptado para o cinema, onde o sucesso foi tão estrondoso quanto o dos livros, fazendo da franquia, uma das mais rentáveis da história do cinema. Além dos sete livros que compõem a serie, a autora pulicou três volumes citados dentro dos livros de Harry Potter: Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001), Quadribol Através dos Séculos (2001) e os Contos de Beedle, O Bardo (2008) em prol da ComicRelief. Recentemente a Warner Bros adquiriu os direitos dos três livros e já produz uma nova franquia de filmes com o primeiro título. O universo de Harry Potter atingiu tal sucesso, que mesmo depois de sete anos da conclusão da serie, ele rende frutos. Um site foi criado pela autora, onde novos conteúdos sobre o bruxinho são frequentemente criados. Vira e mexe saem rumores de que a autora escreverá mais livros sobre Harry Potter, seus filhos, ou sobre seu universo. A própria autora não descarta definitivamente a possibilidade de voltar a escrever sobre ele, mas deixa claro que não é um projeto para o presente, nem uma certeza.



Uma Morte Súbita: (The Casual Vacancy): O livro de estreia na literatura voltada ao publico adulto foi publicado em 2012 pela editora Nova Fronteira e foi bem recebido pela crítica. O livro acompanha a tajetória das pessoas de uma pequena cidade que, após uma morte inesperada, passa por um processo de eleição para um novo conselheiro. Recentemente a autora vendeu os direitos visuais da obra para a BBC, que em parceria com a HBO irá produzir uma minisserie com previsão de estreia para outubro.



Cormoron Strike: Ano passado, J. K. Rowling surpreendeu o mundo ao anunciar, que havia publicado um romance policial, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, The Cuco's Calling (O Chamado do Cuco). O livro vinha fazendo sucesso no Reino Unido e recebendo críticas positivas. Bastou que ela anunciasse a autoria para que o já reconhecido livro, se espalhasse pelo mundo e conquistasse legiões de leitores. O livro chegou em novembro de 2014 no Brasil, pela Rocco. A história gira em torno do detetive Cormoron Strike, que está sem teto e atolado em dívidas, quando recebe a missão de investigar um suicídio suspeito. A autora já disse que têm planejados sete livros para essa serie, sendo que o segundo acaba de chegar ao Brasil com o título de O Bicho da Seda.



Curiosidades
  • A abreviação com a qual assina seus livros foi exigida pela editora quando Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada, que não acreditava que uma obra naquele gênero (fantasia infantil) fosse bem recebida pelo público, caso fosse assinada por uma mulher. A escritora então adotou “K” em homenagem à sua avó, Kethleen.
  • O personagem Harry Potter faz aniversário no mesmo dia que JK, no dia 31 de julho. Este ano (2014), a autora publicou
  • Antes de assinar contrato com a BloomsburyChildren’s Books, 9 editoras se recusaram a publicar Harry Potter, por considerarem o livro grande demais para o público infantil. Coitados, agora elas sabem o que perderam.
  • Os principais passatempos de Jo são brincar com os filhos, conversar com os amigos, fazer festas de Halloween, assistir Simpsons e ler.
  • A ideia de escrever sobre Harry surgiu durante uma viagem de trem, entre as cidades de Londres e Manchester. A locomotiva na qual Jo viajava quebrou, fazendo a autora esperar por horas para poder embarcar novamente. Durante esse tempo, lhe veio à mente escrever sobre o bruxinho.
  • A morte precoce da mãe de JK por esclerose múltipla foi responsável por uma mudança fundamental no mundo de Harry Potter. “Agora os sentimentos de Harry Potter sobre seus pais mortos tinham se tornado muito mais profundos, muito mais reais”, disse a escritora. Além disso, ela doou 10 milhões para a fundação de uma clínica na Universidade de Edimburgo, especializada no tratamento e realização de pesquisas sobre esclerose múltipla e doenças regenerativas. A clínica recebe o nome de sua mãe.
  • Além desta doação, Jo possui outros projetos filantrópicos, beneficiados pelo seu fundo beneficente Volant. Além desse, ela possui outro fundo, em parceria com a baronesa Baronesa Emma Nicholson MEP, chamado Lumos, que trabalha para acabar com a institucionalização sistemática de crianças na Europa e as ajuda a encontrar lugares mais seguros e solidários para viver. Além desses, ela atua em outros projetos sociais.
Recado: Se você deseja ver algum escritor nesta coluna do blog, pode sugerir nos comentários, pelo formulário que está na nossa página de contatos, na página no Facebook do blog, ou no nosso Twitter. A sua opinião é muito importante para o blog.  

Fontes: Potterish.comSite Oficial da J. K. Rowling

Nenhum comentário:

Postar um comentário