quinta-feira, 20 de março de 2014

DE FANFICTION A LIVRO

Não é novidade que a internet é o berço para muitas ideias bem bacanas que ao se destacarem entre os internautas, acabam transcendendo para fora da rede. E no meio literário não poderia ser diferente. A cada dia é mais comum escritores começarem a publicar suas histórias em blogs e sites especializados que, depois de fazer sucesso entre leitores virtuais, acabam ganhando o mercado editorial e sendo publicadas no tradicional formato físico. Um forte exemplo dessa migração são as fanfics que acabam se tornando livros.

Mas primeiramente, o que são fanfics? Bem, fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction que designa contos ou romances criados a partir de enredos originais, por fãs de series, livros, filmes e animes/mangá, e que não pertencem à obra oficial ou se utilizam de ídolos como seus personagens. As fics (outra abreviação) podem referenciar parte ou todo o universo da obra, ou apenas conter os personagens já criados. Os grandes responsáveis pela propagação das fanfics foram o fenômenos Harry Potter e Crepúsculo, mas com o caminhar do tempo, outras histórias também começaram a se destacar. Na rede existem diversos sites especializados na publicação destas estórias, mas pode-se destacar o Nyah Fanfiction, e o Social Spirit.

Agora que eu já deixei bem claro o que são fanfics (claro que a maioria conhece, mas não custa nada explicar mais uma vez), vamos ao motivo de eu estar escrevendo este post... os livros que vieram desse universo. Antes é importante destacar que por ferir os direitos autorais, o que configuraria plágio ou uso de imagem (no caso daquelas em que os personagens são figuras públicas), as estórias acabam sofrendo alterações para que a publicação não descumpra nenhuma lei. Geralmente essas modificações acontecem com os nomes dos personagens, que são alterados, além de outros detalhes que podem ser acrescentados a obra para dar mais originalidade.

Não demorou para que entre tantas estórias, algumas alcançassem tamanho sucesso e migrassem para o setor editorial. Foi o que aconteceu com 50 Tons de Cinza, que nada mais era do que uma fanfic de Crepúsculo que ganhou muitos fãs na net e se tornou um fenômeno editorial. Não estou dizendo que foi a primeira, mas é inegável que a trilogia erótica de E. L. James além de impulsionar o boom dos romances de conteúdo adulto, também foi um chamariz para o potencial editorial das fanfictions. E logo outras também fizeram seu caminho para publicação, tanto em outros países quanto aqui pelo Brasil.
Abaixo vocês conferem mais alguns exemplos que escolhi depois de uma pesquisa rápida no google. A maioria eram fics escritas por fãs de Crepúsculo com censura de 18 anos por conterem cenas hot, já que estas são as que costumam fazer mais sucesso nos sites especializados. Mas isso não é exclusividade.

Estrangeiras:


Inferno de Gabriel, de Sylvain Reynard

Sinopse: Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites.
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados.
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir.
Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

Esse livro foi originalmente escrito como uma fanfic de Crepúsculo onde Julia era representada por Bella e Gabriel por Edward.


Cretino Irresistível, de Christina Lauren

Sinopse: Uma estagiária ambiciosa. Um executivo perfeccionista. E um relacionamento ardente e totalmente perigoso! Esperta, dedicada, prestes a cursar um MBA, Chloe Mills tem apenas um único problema: seu chefe, Bennet Ryan. Ele é exigente, insensível, sem consideração – e completamente irresistível. Um belo cretino. Bennet acaba de retornar da França para assumir um cargo importante na empresa de comunicações de sua família. Mas o que ele não poderia imaginar era que a pessoa que o ajudava enquanto ele estava no exterior era essa criatura linda, sensual e totalmente irritante que agora ele tem de ver todos os dias. Ele nunca foi do tipo que se envolve em relacionamentos no ambiente de trabalho, mas Chloe é tão tentadora que ele está disposto a flexibilizar essa regra – ou quebrá-la de uma vez – para tê-la. Por todo o escritório! Mas o desejo que um sente pelo outro cresce tanto que Bennet e Chloe terão de decidir o que estão dispostos a perder para ganhar um ao outro.
Na versão inicial, era uma fanfic de Crepúsculo onde Bella era secretária de Edward num escritório onde se passava a maior parte da trama. Embora o livro seja assinado sob um único pseudônimo, são duas autoras que escrevem a série que irá contar com sete livros ao todo.


Loving The Band, de Emily Baker

Sinopse: E se você entrasse na vida da boy band dos sonhos de toda garota? Quando Jess e sua melhor amiga, Tegan, conhecem pessoalmente o The Only Truth, a boy band mais badalada do momento, não imaginam o tamanho da aventura em que vão se meter. Jess começa a se envolver não apenas com um, mas com dois dos meninos da banda. Um é amigável e conquistador, e o outro é sério e mais fechado. Como decidir, se ambos são gatíssimos e carinhosos? Por tudo isso, ao final das férias Jess se vê obrigada a tomar a maior decisão de sua vida...

Na fanfic original a autora inglesa escreveu sobre os sues ídolos do One Direction. Para a publicação os nomes dos personagens foram alterados por questões legais.

Nacionais:
Sábado à Noite, de Babi Dewet

Sinopse: Essa é a nova edição de SAN, que foi lançado de forma independente em 2010, e hoje chega às livrarias pelo Selo Generale (Editora Évora). É o primeiro livro de uma trilogia repleta de amor, música e amizade. Amanda é popular na escola e os amigos do seu amigo de infância são considerados os ‘marotos’ do pedaço por desrespeitarem as regras. Tudo ao seu redor acaba desmoronando quando um amor mal resolvido volta à tona e a sua amizade é posta em prova. Se não bastasse, seu diretor resolve dar bailes aos sábados e uma misteriosa banda mascarada foi convocada pra tocar. Mas suas letras dizem tanto sobre ela… Afinal, quem são esses mascarados de Sábado à Noite?
Esta é outra fanfic onde os personagens são baseados em ídolos. Neste caso a Babi se inspirou na banda britânica McFly para criar sua história.


30 dias com Camila, de Silvia Fernanda

Sinopse: A vida de Camila estava um caos. Acabou de completar 30 anos. Perdeu a mãe. Sua melhor amiga se mudou para o outro lado do país. Está apaixonada pelo filho do chefe, que além de ser seu colega de trabalho é noivo de uma mulher que atormenta sua vida. Está entediada, deprimida e a ponto de fazer uma besteira com a própria vida. É uma pessoa que nada tem a perder. E pessoas que não tem nada a perder são muito perigosas... Edgar tinha vida perfeita. Noivo. Bem sucedido. E finalmente de férias para curtir sua lua de mel em paz. Porém do dia para noite tudo muda: sua noiva foge com outro e para piorar a situação no dia seguinte acorda vendado e algemado a uma cama por uma louca, que após fazer loucuras com seu corpo, lhe faz uma proposta muito chocante: 30 dias de muito sexo, sem regras, sem compromissos.



Entre a Nobreza e o Crime – 1ª Temporada, de Jane Herman

Sinopse: Irene Hargensen nasceu no seio de uma das mais proeminentes famílias nobres da Inglaterra do século XXI. Filha de um barão com fortes aspirações políticas, ela habituou-se a um mundo em que a moral acima de todos os julgamentos manifestada perante a sociedade é bem diferente daquela que é posta em prática nos seus bastidores. Cedo demais, Irene descobriu o que poderia fazer pelo bem familiar – e perder em nome dele também. Sua vida de interesses é afetada quando o irmão Heinrich, um célebre causador de problemas, é brutalmente assassinado nas ruas de Londres. Querendo vingar sua perda, ela vai ao rastro de Viktor Morgan, genro do homem mais temido do mundo e alto criminoso da Máfia Russa. Ele aceita ajudá-la, mas cobrando um preço alto demais para ser exigido de uma dama da nobreza. O que Viktor não esperava era que fosse dragado para os porões mais sinistros dos segredos de Irene, e que ele mesmo sentisse a necessidade de rebocá-la para o seu mundo. Um romance em que os limites entre nobreza e crime se perdem na medida em que Viktor e Irene, opostos que se atraem irremediavelmente, embarcam em um jogo de paixão e interesses sem direito a vencedores – e potencialmente mortal.



A Infiltrada, de Natália Marques

Sinopse: Membro da máfia italiana Padova, Claire Evans infiltra-se no treinamento militar da agência de segurança nacional norte-americana – NSA – assumindo o pseudônimo de Hailey Dawson. No prazo de um ano, precisa permitir a entrada do maior carregamento de drogas da história no país e matar o generalíssimo Alan Beckert, que tem contas a acertar com a máfia. Contudo, sua vítima não é tão fácil. Além de frio, misterioso, rude, terror dos novatos e possuidor de incríveis olhos verdes que parecem enxergar até sua alma, ele parece saber quem verdadeiramente é. Sabendo que precisa tirá-lo de seu caminho, Claire aproxima-se do temido militar, mas acaba cometendo o pior de todos os erros: apaixona-se por ele. Uma história envolvente que vai prender você a cada capítulo.



Confesso que os livros que mais me interessaram aqui foram Entre a Nobreza e o Crime, Sábado à Noite e Inferno de Gabriel, por motivos de adorei a sinopses. E vocês se gradaram mais de qual livro? Espero que o post tenha sido útil.

2 comentários:

  1. Oi, Camila!

    Nossa, interessante ver como Crepúsculo originou tantas histórias. Só conhecia 50 Tons, mas O Inferno de Gabriel e a série Irresistível para mim são novidades. O engraçado é que todas estas são voltadas para o lado hot da coisa, não é? Talvez as autoras estivessem buscando o que não encontraram nos livros da Stephenie Meyer.
    Outra saga que também é originada de fanfic é Os Instrumentos Mortais: no início, Clary e Jace eram retratados por Gina e Draco, respectivamente.
    Adorei seu post!

    Beijos,
    Gabe
    sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Os livros parecem ser ótimos, mas o que mais me deixou interessada foi O Inferno de Gabriel. Ótimo post, ótimo blog. Beijos.

    Blogvirgulaeaspas.blogspot.com

    ResponderExcluir