segunda-feira, 17 de março de 2014

Bruxos e Bruxas - Série Bruxos e Bruxas, de James Patterson [RESENHA]








Autor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Série: Bruxos e Bruxas
Volume: 1
Editora: Novo Conceito
Sinopse: É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora! Sob a ideologia da Nova Ordem, O Único Que É O Único mantém seu poder à força, sem música, nem internet, nem livros, arte ou beleza. E ter menos de 18 anos já é motivo suficiente para que você seja suspeito de conspiração.
Os irmãos Allgood estão encarcerados nesse pesadelo e, para escapar desse mundo de opressão e medo, terão que contar um com o outro e aprender a usar a magia.
Do autor best-seller James Patterson, Bruxos e Bruxas é uma saga para se ler... antes que seja tarde.


Depois de algum tempo sem postar resenhas, eu estou de volta para falar sobre um livro que estava na minha estante há um tempinho, mas que eu ainda não tinha tido oportunidade de ler: Bruxos e Bruxas, infanto-juvenil do escritor best-seller James Patterson.

O livro conta a história dos irmãos Wisty e Whit  Allgood, que no meio de uma madrugada que deveria ser comum são tirados de casa e jogados numa penitenciaria para jovens menores de dezoito anos, onde todos são acusados de bruxaria. Mesmo quando Wisty entra em chamas durante a prisão deles, os irmãos custam a acreditar que aquelas acusações podem ser reais. A única coisa que eles sabem é que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo sob um novo sistema de governo, conhecido como Nova Ordem. A NO é formada pelos Únicos, autoridades  cruéis que se responsabilizam por  cada função do governo, e um líder conhecido como O Único Que É O Único. Depois de serem julgados e condenados a morte, os irmãos precisam entenderem o que está acontecendo com o mundo que conheciam e, principalmente, consigo mesmos. Só assim eles poderão fugir e encontrar seus pais. O que os Allgoods não sabem é que a batalha está apenas começando, e que eles estão ligados a uma profecia muito importante.

Tenho que admitir que eu comecei a ler Bruxos & Bruxas com muitas expectativas, mas acabei me  decepcionando drasticamente.  A história pode até ser boa, mas eu tive dois empecilhos que me incomodaram profundamente durante a leitura, ambos relacionados a escrita. O primeiro foi o tamanho dos parágrafos, que eram muito curtos e rápidos. Sempre acontecia uma quebra repentina na narração de acontecimento que poderia ter sido narrado num capítulo único.  Parecia que o capítulo era pra ser apenas uma página, não uma sequência completa e com sentido. O segundo ponto era a escrita do texto, que parecia muito superficial. Faltou uma descrição mais detalhada tanto dos personagens – emocional e fisicamente – quanto dos lugares. Isso deixava a narrativa muito rápida e atropelada. Eu sei que falando assim eu pareço chata, mas uma coisa que eu detesto é narrativa rápida e sem profundidade. Não precisa ser profundo como o oceano, mas também não seja raso como uma poça d’agua.

Os personagens são bons, fortes e engraçados. O Whit está prestes a fazer dezoito anos e mesmo sendo aquele de jogador de futebol-americano que todas as meninas babam, ele é inteligente, romântico e corajoso. A Wisty é a rebelde da família, vive se metendo em encrenca, gosta de matar aula, é toda esquentadinha e não leva desaforo para casa. Mas por causa dos problemas que falei anteriormente, eu também senti dificuldade em imagina-los na minha mente. E isso foi mais difícil ainda nos personagens secundários.

Como eu já disse, o enredo da história era bom e tinha tudo pra ser fantástico, pois envolvia elementos distópicos e de fantasia numa trama atraente. O problema foi só a escrita. A todo momento na leitura eu me perguntava se aquilo estava acontecendo porque era dois autores diferentes ou se era uma marca do Patterson, mas eu não consegui chegar a uma conclusão, e como eu ainda não havia lido nada dele, fiquei totalmente desmotivada a ler mais coisas dele.


Para terminar essa resenha, eu só posso dizer que se você gosta de uma história rápida, fácil,  engraçada e que não exija muitos esforços, Bruxos e Bruxas é uma boa escolha, principalmente para o público mais novo. Agora se você quer uma leitura mais envolvente e profunda, acho melhor pensar bem antes e deixar para um outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário