sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Silêncio – Hush Hush, por Becca Fitzpatrick [RESENHA]



Autora: Becca Fitzpatrick
Série: Hush Hush
Volume: 3
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 304
ISBN: 978-85-8057-131-8

Sinopse: No terceiro livro da série Hush, Hush, após o choque de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, Nora Grey não se lembra de nada que aconteceu nos últimos cinco meses, justamente a época em que o anjo caído Patch entrou em sua vida. Para piorar sua situação, a jovem passa a ter conturbadas visões e é constantemente assombrada pela cor preta.
Ao tentar descobrir o que aconteceu consigo durante esse período, pessoas perigosas, com poderes sobrenaturais, cruzam seu caminho. Nora não sabe mais em quem pode confiar, mas um estranho desconhecido, que mexeu bastante com ela, parece ter a chave para solucionar o mistério que a cerca.

No final do ano eu estabeleci algumas metas de leitura para cumprir em 2014, entre elas está a conclusão de algumas séries que comecei e por qualquer motivo interrompi. E eu comecei por Hush Hush, escrita por Bacca Fitzpatrick. Como eu já li os dois primeiros volumes (confira as resenhas aqui e aqui), desta vez o embarquei nas páginas de Silêncio.

Cuidado, pode haver spoilers dos primeiros livros


Quem leu Crescendo, sabe como o livro acabou de uma forma brusca no meio de uma situação de muita tensão. Mas no começo de Silêncio, ocorre um tipo de quebra no acontecimento. O prólogo, que costuma ser narrado em terceira pessoa, mostra uma conversa entre Patch e Hank, três dias depois do ocorrido no desfecho anterior. Nela é possível notar que nora está sendo mantida como refém para forçar o anjo a cooperar com os planos sombrios do Nephil. Já no primeiro capítulo se passaram três meses desde a conversa, E Nora acorda num cemitério sem nenhuma lembrança dos últimos cinco meses. Ao voltar para casa, descobre que passou os últimos 3 meses desaparecida, que sua mãe agora namora com Hank Milar, pai da sua maior inimiga do colégio, e em quem ela não confia nem um pouco. Sem saber de nada, aterrorizada pela ausência de lembranças e por não ter mais o controle sobre a própria mente, nora começa a fazer questionamentos a sua melhor amiga, Vee sobre o que aconteceu antes de seu sequestro, porém ela percebe que a amiga está escondendo coisas dela, e ela acaba reencontrando Scott que acaba ajudando-a e um misterioso cara, que ela sente que já fez parte da sua vida pode ter todas as respostas pelas quais ela procura.

Posso dizer sem nenhum receio, que entre os três livros que li da serie, esse é o que mais gostei (apenas isso!). De certo modo, Nora subiu alguns degraus no meu conceito. Nada demais, ela continua teimosa, mas dessa vez ela usou essa característica a seu favor, sem ser tão irritante quanto nos demais livros. Era totalmente compreensível, que na situação na qual estava ela tinha que correr atrás de respostas, enfrentar as pessoas que se intrometiam em seu caminho até cometer alguns atos imprudentes. A meu ver, a personagem amadureceu significativamente nesse livro. Não morro de amores por ela, mas também não a desprezo mais.

“Se eles pensaram que eu ficaria totalmente satisfeita de me sentir como minhas mãos no colo, o modelo perfeito de uma doce garotinha desinformada, eles não eram tão inteligentes quanto pensavam.”

Uma perda deste em relação aos outros livros, é que o suspense que a Becca sempre explorou nos outros volumes, ficou meio de lado. As situações estavam mais óbvias a acabavam se clareando mais rapidamente. Outra coisa que me incomodou foi a rapidez com a qual a Nora aceitou todas as histórias sobre anjos caídos e nephilins. Tudo bem que ela já tinha passado por tudo isso, mas tinha perdido a memória e não se lembrava de nada em relação aos fatos que eram apresentados. Ela poderia ter protelado mais um pouco essa aceitação. Em meio a essas baixas, Becca manteve o ritmo acelerado e direto dos outros livros, sem se prender a pequenos detalhes, o que deu movimento ao enredo.

"Jev me fez sentir segura, e eu gostaria de ter alguma forma de engarrafar esse sentimento, puxando-o sempre que eu precisasse. Acima de tudo, eu gostaria de ver Jev novamente.”

Enquanto o suspense foi meio atropelado, as partes românticas foram fofas no melhor jeito Nora Patch de ser. A relação do casal amadureceu e havia mais compreensão e confiança entre eles. Ponto para Nora! Apesar de que eu o achei um pouco mais meloso do que o comum, por parte de Patch.

“Agora e entendia o grande sentimento batendo dentro de mim que nunca parecia satisfeito. Em algum nível profundo eu sabia oque o meu coração não conseguia entender. Eu precisava de Patch. E por qualquer motivo seja destino, sorte, força de vontade, ou por razões que eu nunca poderia entender, eu o tinha encontrado.”

Embora seja difícil não gostar do Patch, eu senti que aquele encanto que pairava sobre ele no primeiro se perdeu um pouco. Não sei explicar o que aconteceu. Por mais que ele ainda tivesse aquele jeito sexy de bad boy, suas tiradas sarcásticas e a plena consciência de seu charme natural, faltava alguma coisa. Isso me deu brechas para que eu voltasse minha atenção para outro personagem que cresceu muito no meu conceito: Scott Parnell. Ele estava ali disposto a ajudar Nora, com bom humor e uma autoconfiança imbatível. Ri muito com ele e suas tentativas de flerte com a companheira de investigações. E até mesmo quando ele era perigosamente imprudente eu o amava (às vezes eu não entendo como posso ser tão relativa quanto imprudência e teimosia dos personagens).

"Você está corando.
– Estou suando. – Quando percebi onde ele queria chegar, corri, – Eu não estou impressionada! O que você fez lá atrás, O que teria acontecido – Eu empurrei alguns cabelos dispersos do meu rosto. – Eu acho que você é imprudente e negligente, e você tem algum controle que faz tudo isso soar como uma grande piada! 
Seu sorriso se transformou em um sorriso completo. – Não tenho mais perguntas. Eu tenho a minha resposta.” Nora e Scott

Eu terminei Silêncio com a sensação de que valeu a pena retomar a série, talvez porque eu fui como menos expectativas do que no último. Ainda não considero uma das minhas series da lista de preferidas, mas é uma boa estória e merece recomendações. Vou tentar não demorar muito para ler o último livro dessa vez. Espero que tenham gostado da resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário