quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fallen, por Lauren Kate [RESENHA]





Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Série: Fallen 
Volume: 1
Ano: 2010
Gênero: Ficção estrangeira
Páginas: 406
ISBN: 9788501089625


Sinopse: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no internato. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder... mesmo que isso a aproxime da morte.


Hoje eu vou começar a resenhar os livros de uma série que significa muito para mim, pois me introduziu de vez no vício da leitura: Fallen. Eu li o primeiro livro que intitula a série no começo de 2012 e foi amor imediato. Na verdade, eu já tinha posto o meu olho sobre ele desde a época do seu lançamento. Aquela capa era meu sonho de consumo e eu era louca para saber que história sombria ela escondia. Com a chegada da minha “fase dark” não demorou para que eu me rendesse a ele. Não me arrependo. Fallen me fez querer devorar essa e outras histórias de amor e aventura, torando-me a viciada que eu sou hoje. Mas deixa de sentimentalismo e vamos a resenha.


O livro conta a história da jovem Lucinda Price, ou simplesmente Luce, e seus segredos sombrios. Deixe-me explicar melhor, desde pequena ela é atormentada pelas visões de sombras estranhas e a perseguem em todos os lugares, principalmente quando ela está sozinha. Como ninguém acreditava nela, Luce começou a manter suas visões em segredo para evitar que a chamassem de louca, até que um dia, ela conhece um garoto e no momento em que vai beijá-lo, acontece um misterioso incêndio que o leva a morte. Sendo considerada a culpada pelo ocorrido ela é mandada para a Sword & Cross, um reformatório onde ela fica longe dos pais e da melhor amiga. Lá ela faz algumas amizades, como a maluquinha Ariane, a fofa Penn e o sexy bad boy Cam, que não perde a oportunidade de mostrar o quanto está interessado nela. Mas é por Daniel que ela sente uma forte e imediata conexão, mesmo que ele pareça não dar a mínima para ela. O que Luce não sabe é que o seu caminho já cruzou como de Daniel outras vezes. E em nenhuma delas, ela sobreviveu.

Para muitos, Fallen é mais um romance clichê entre tantos outros que surgiram principalmente depois do estouro da saga Crepúsculo e realmente é, mas para mim isso não o desqualificou em nenhum momento. Ele têm as suas peculiaridades que remetem uma narrativa mais densa e sombria do que a dos demais. E isso se deve principalmente a Lauren Kate. Ela fez um bom trabalho de descrição tanto dos personagens, quanto do ambiente. Não tenho nenhuma reclamação em relação a sua escrita, pois ela nos envolve num mistério que transborda de cada página. Pelo menos até certa altura da narrativa que é em terceira pessoa, você fica imerso na tentativa de desvendar o que está acontecendo com Luce, porque Daniel a maltrata, quais as verdadeiras intenções de Cam, quem é amigo e quem está só esperando pelo momento certo de se revelar. Porém, essa preocupação toda dela fez com que a trama demorasse a se desenrolar, e se você não estiver acostumado com isso, pode encontrar dificuldade em avançar na leitura. Era como se em certo momento a história já estivesse praticamente desvendada, mas a autora insistisse em manter o suspense.

Outro detalhe sobre o livro, é que ele não passa de uma introdução. Algumas perguntas mais óbvias são respondidas, mas além de surgirem novos questionamentos, alguns antigos permanecem com um enorme ponto de interrogação. Um exemplo que me incomoda muito é o fato de que até hoje eu não entendi o que realmente aconteceu com Luce e Trevor no incêndio que vitimou o garoto. Eu sei que existe um capítulo extra divulgado pela autora em seu site, mas eu acho que ela poderia ter respondido a essa questão no próprio livro. Tirando isso, essa ausência de respostas é o que te impulsiona a querer ler os demais livros.

Outra coisa que gostei em Fallen são os personagens. Eles são bem construídos, mesmo com aqueles velhos clichês. Quais são eles? Luce é a garota tímida e estranha, não têm muitas amizades e que têm algo anormal. Após mudar para o reformatório ela conhece dois garotos incrivelmente lindos e meio que se apaixona pelos dois, embora tenha um preferido. Mesmo comesse jetinho meio Bella Swan, eu até simpatizei com ela. Daniel é o carinha misterioso que chama a atenção de Luce no primeiro olhar. E que olhar, afinal o maior chame dele são seus olhos cinzentos com um brilho violeta muito peculiar. Ele tenta de todas as formas manter Luce bem distante dele, sendo até mesmo muito grosso com ela em diversos momentos. E por isso eu não gostava dele, por mais que a minha intuição dissesse que ele tinha um motivo para tais atitudes. Já Cam é o outro lado da moeda. Sempre do lado de Luce, esbanjando charme com seus olhos verdes como esmeralda e seu jeito de bad boy sexy. Ele exala encrenca, tanto quanto sedução. Eu preferia ele mais do que o Daniel, embora a Luce teimasse em levar foras do Daniel. Sim, os três parecem ter aquela velha fórmula conhecida em outros YAs sobrenaturais, mas isso muda um pouco nas últimas páginas. Quanto aos mais secundários, é impossível não amar – como Ariane e Penn – duvidar – como a Senorita Sophia, Gabbe e Roland – e odiar – Molly.

Enfim, eu recomendo que deem uma chance a Fallen, principalmente se você gosta de romances e anjos. Até existe um pouco de ação e movimentos nas últimas páginas, mas o livro conta uma estória de amor meio clichê com um pouco mais de mistério, então se essa não for a sua intenção, é melhor pensar bem antes de tentar. Eu gosto, e entre os livros que falam de anjo e que eu já li, este é o meu preferido. Espero que gostem da resenha, e em breve eu postarei a resenha de Tormenta. Aguardem!

Um comentário:

  1. Oi Camila!
    Antes de mais nada, fiz o selinho ao qual você me indicou: http://obsessivejerk.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html Muito obrigada, viu? Amei respondê-lo *-*
    E adorei sua resenha! Principalmente seus argumentos para gostar do livro, haha <3
    Bom, vou ser sincera, nunca tive curiosidade de ler Fallen. Primeiramente porque sempre me disseram que lembrava Crepúsculo, e eu como Twihard (ou ao contrário das outras twihards, haha) eu não gosto de ler coisas parecidas com ele :x
    Mas realmente, pelo que você disse na resenha, parece que só o começo, a essenciazinha é parecida e que depois se tornam livros bem diferentes, até fiquei curiosa agora, haha!

    Beijão!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir