quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cidade das Almas Perdidas - Instrumentos Mortais, de Cassandra Clary [RESENHA]


Autora: Cassandra Clare
Série: Os Instrumentos Mortais
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano: 2013
ISBN: 9788501403285



Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Já faz um tempo que eu li esse livro, mas só agora eu tive a oportunidade de digitar essa resenha. Não é segredo pra ninguém que eu amo a saga Os Instrumentos Mortais e não foi diferente com esse livro. Mas teve coisinhas que eu não gostei, nada muito relevante. 


No quinto volume da saga, Clary e seus amigos embarcam numa busca contra o tempo para descobrir encontrar Jace e poder quebrar a ligação entre Jace e Sebastian. Para isso ele tratam com diversas criaturas, como anjos, demônios, a rainha Seelie e as Irmãs de Ferro, além de ter que descobrir quais os planos de Sebastian. Além dos problemas de Jace e Clary, a autora também desenvolveu muito bem as tramas dos personagens secundários como as relações conturbadas de Magnus e Alec, Jordan e Maia e também a relação fogo e gelo entre Simon e Isabelle, que foi o ponto alto do livro. Aliás, amasso é o que não faltou nas páginas de Cidade das Almas Perdidas. 

Comparado com os demais livros da serie, este tem um ritmo mais lento e em certos pontos, mais maçante. Principalmente no que diz respeito ao casal protagonista. Muitas vezes eu tive vontade de poder bater na Clary ou Jace. Outra coisa que notei, é que havia muitos errinhos de digitação e palavras parcialmente apagadas. O que tem que ser revisto pela Galera Record, pois fica chato quando isso se torna repetitivo e constante. 

Sebastian continua tão mal e sem escrúpulos quanto antes. Entre ele e Valentim, eu ainda fico na dúvida de quem é o pior, porque ele é inteiramente mal e apronta bastante, sem perder o charme. 

E não tem como não falar do final, porque mais uma vez a Cassandra Clare caprichou na tensão dos últimos capítulos nos proporcionando uma grande batalha (marca registrada da autora). Sim, ela poderia ter aprofundado um pouco mais, mas houve ação e cortes estratégicos na narração, que prendem o leitor tão firmemente, que é impossível largar o livro. 

É difícil para eu não amar os livros de Instrumentos Mortais, e Cidade das Almas Perdidas não fogem a isso. Não é o meu preferido, mas eu acho que ele foi apenas uma sequencia necessária para preparar terreno para o que está por vim no último livro, que será lançado nos EUA em maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário