terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sob Uma Lua de Sangue - Contágio, de Thiago Fernandes [Resenha]





Sinopse: John, Klaus e Lyn têm seus destinos traçados quando uma cidade é atingida por uma doença que instiga um profundo ódio em suas vítimas, gerando conflitos violentos sem nenhuma razão aparente. Na mesma época, um diretor do Centro de Controle de Doenças é morto e outro está desaparecido. Sozinho, o sobrevivente deverá conter uma crise sem precedentes, enquanto luta para manter sua sanidade. Por trás de tudo, um homem que planeja ser Deus. Magia, religião e ciência. Em um mundo onde todas as esperanças foram perdidas, antigos laços de amizade devem ser deixados para trás por aqueles que desejam sobreviver. Sem ter como escapar, humanos e licans deverão lutar contra o mal que assombra a todos: o medo.


Hoje eu estou trazendo a resenha do primeiro livro de do brasileiro Thiago Fernandes que eu já tinha lido alguns dias atrás. 

O livro conta a história de três personagens que veem a cidade de Hamshire sofrer com um aumento no índice de violência e de assassinatos estranhos. John Crowley é um caçador que persegue criaturas da noite, como sugadores, e que possui um vasto conhecimento sobre o sobrenatural e magia. Ele percebe que algo está não está certo na cidade e suas suspeitas aumentam quando ele reencontra um antigo conhecido, o lican Klaus, que vivia na floresta até ter a sua família assassinada. A procura de vingança ele resolve ir até a cidade onde acaba sendo preso após atacar uma senhora e mais algumas pessoas, depois de sentir neles o cheiro dos assassinos. Enquanto isso, no Centro de Controle de Doenças, a jovem cientista Alyne Sullivam se vê numa situação complicada, pois o seu chefe e diretor do CCD lhe revela que uma mutação muito perigosa de um vírus pode ser o causador desses misteriosos ataques que estão ocorrendo na cidade. Tendo que guardar segredo e ver a situação sair cada vez mais do controle, ela se vê no dilema entre ser fiel ao seu chefe ou contar o que sabe. 

Bem, esse livro de ficção-cientifica e horror, que explora uma situação, digamos, pré-apocalíptica com a contaminação de uma cidade por um vírus que mexe com o psicológico do contaminado levando ele a atacar os outros. Aos poucos você vai tomando conhecimento do que está acontecendo, pelo ponto de vista dos três protagonistas e também de outros personagens, como Marianna e Balite que se mostram importantes para a trama a medida em que você avança na leitura. Outro ponto em interessante é a mescla entre magia e ciência. Ao mesmo tempo em que, de um lado parece haver uma explicação científica para a mudança os ataques que vêm acontecendo - mais vista pelo ponto de vista de Alyne -, há também uma explicação mítica - mostrada principalmente pelo ponto de vista de John, Klaus e Balite - que foi bem criada numa atmosfera sombria que vai se desenvolvendo a acada página até nos ser explicado no final.

E que final! Quando cheguei na metade, onde começam a aparecer as pontas que vão se juntar no final, eu não consegui largar o livro. Foi aquele momento em que um capítulo necessitava de outro, sempre intercalado momentos de ápice por um capítulo que só aumentava a vontade de termina-lo logo pra chegar no outro, terminando de um jeito que você implora por uma continuação, só pra saber o vai acontecer com os seus personagens preferidos.

Os personagens são bem criados e mesmo com suas características peculiares, eles possuem uma semelhança entre si. A Solidão. Confesso que me apaixonei pelo John intensamente. O seu jeito isolado, explicado pela sua vida como caçador, é um atrativo a mais para tentar desvendá-lo durante a trama. Não que isso seja difícil.Klaus também é um caso bem interessante. Ele todo esse lado mais selvagem por ser um lican, ou seja, uma criatura sobrenatural, que o torna mais vulnerável e ainda mais legal de observar o se desenvolvimento. Ok, eu amei ele também. Só acho que devo ter algum problema pessoal com personagens principais femininos, porque eu não tenho uma opinião tão formada sobre a Alyne. Representando a parte mais racional, achei que ela ficou muito mais isolada da trama, o que somado ao seu dilema deixou ela um pouco mais cansativa de acompanhar. Achei que ela foi um pouco subjugada e menos ativa na história, apesar de ficar claro que ela m alguma importância lá no final.

Por fim, eu ache o livro bem legal e sombrio. E eu amo isso. E eu indico se você é fã de histórias ficção cientifica, mistério e magia. Assim que eu souber de uma continuação eu passo a informação para você aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário