segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Starters, de Lissa Price #Resenha

Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Série: Starters & Enders
Páginas: 368
Ano: 2012
ISBN: 9788581630144

Sinopse: Seu mundo mudou para sempre.
Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Semana passada eu li Starters, primeiro volume da duologia diatópica escrita por Lissa Price. Foi realmente uma compra inesperada na minha lista, maseu gostei muito de tê-la feito.

O livro conta a luta de Callie, uma garota de 16 anos, que mora nas ruas com seu irmão de sete anos, Tyller e o melhor amigo Michael, desde que perdeu os pais na Guerra dos Esporos desolou os Estados Unidos, com um vírus que matou todos os adultos entre 20 e 60 anos deixando os menores de idade sem tutores legais vivos no desamparo e miséria, enquanto os Enders, idosos que sobreviveram dominam a sociedade. Precisando de dinheiro para tratar do seu irmão que está cada vez mais doente, Callie decide alugar seu corpo para a Prime Destinations, uma empresa ilegal que proporciona aos Enders alguns momentos de juventude em corpos de adolescentes. Depois que o chip instalado em seu cérebro dá defeito, ela desperta na vida de sua inquilina, Helena, e aí a história começa a desenrolar para uma corrida contra o tempo para evitar que coisas muito ruins aconteçam.

A história é ambientada em uma Beverlly Hills futurista, onde os avanços tecnológicos são significante em várias áreas, alguns deles proporcionaram que os mais velhos estendessem seu tempo de vida, alcançando até mesmo 200 anos, sendo conhecidos como enders. Por pertencerem ao grupo de risco, apenas esse grupo e as crianças foram vacinados contra um vírus que acabou matando todos os adultos. Depois disso, os Starters, jovens até 21 anos que não possuíam avós vivos, tiveram seus bens confiscados pelo Governo, sendo obrigados permanecerem numa Instituição até completar a maioridade. O problema é que esse é um lugar terrível, e os jovens tentam a todo custo não ir para lá, se submetendo  a viver nas ruas fugido dos inspetores. Ou seja, quem manda ali são os Enders que vivem em todo o luxo e conforto enquanto starters vivem na miséria.

De início eu achei a trama um pouco entediante e até mesmo sem graça. A personagem também não conseguia ganhar a minha simpatia, principalmente quando ela perde um pouco do foco principal, ao desfrutar dos luxos da sua vida como Callie Winterhill e se envolver num relacionamento insosso com o jovem rico Blake. Mas à medida que eu avancei na leitura, o livro começou a atingir um nível mais elevado, quando acontece uma reviravolta e Callie começa a entender o que realmente esta acontecendo a sua volta. Outro ponto que me prendeu a leitura fora o ritmo quase investigativo que a narrativa apresenta. A todo momento me peguei fazendo conjecturas sobre qual seria a identidade do Velho, presidente  da Prime Destinations e quais era os seus planos. No final, eu não conseguia mais largar o livro, ansiosa para devorar cada capítulo, torcendo para que a nossa heroína conseguisse salvar aqueles que ela ama, e também dezenas de Starters de um plano diabólico. E para ser mais específica, o último capítulo me deixou desejando muito a continuação.
Honestamente, a maioria dos personagens não arrebatou meu coração, mas deve-se destacar Helena, Michael, Tyller com suas poucas aparições foram bem interessantes. Callie não é tão ruim, mas o início não me convenceu. E a sua paixão por Blake era muito chata, mas a medida que ela começou a entrar na ação, eu fiquei mais receptiva a ela.

Enfim, Starters é uma boa leitura, indicada principalmente para quem gosta de distopias, ficção e suspense, que vai te fazer desejar a continuação, Enders, o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário