quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lola e o Garoto da Casa ao Lado, de Stephanie Perkins #Resenha

Olá meu leitores, trago hoje para vocês a resenha deste livro que li no inicio do ano e que só agora pude resenhar. 

Ficha Técnica
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2012
Assunto: Romance 
ISBN: 9788581631455

Sinopse: A aspirante a designer Lola Nolan não acredita em moda… Ela acredita em fantasias. Quanto mais expressiva a roupa mais brilhante, mais divertida, mais selvagem, melhor. Mas apesar do estilo de Lola ser escandaloso, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está perfeito (incluindo seu namorado roqueiro e atraente), até que os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, retornam à vizinhança. Quando Cricket, um talentoso inventor, sai da sombra de sua irmã gêmea e volta à vida de Lola, ela finalmente deve reconciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da casa ao lado.



Confesso que a minha paixão por esse livro foi à primeira vista. Quando eu vi a capa na livraria e li essa sinopse eu falei para mim mesma: “Eu tenho que ler esse livro e o mais rápido possível”.  Não é o tipo de romance que eu costumo ler, já que o meu ponto fraco são as aventuras e fantasia, mas esse livro quebrou uma barreira para mim e eu fico feliz de ter lido ele poucos dias depois que o encontrei. O livro foi tão viciante que li em tempo de menos de 24 horas.

Lola é uma garota excêntrica que não se preocupa simplesmente em usar um look legal e ousado, ela se veste de acordo com o que ela está sentindo, usando perucas, esmaltes, acessórios roupas coloridas e personalizadas por ela mesma, sem se importar se os outros vão acha-la estranha ou mesmo louca. Ela é assim e que se dane o resto. Confiante e um pouco rebelde e mesmo contra a vontade seus pais gays e muito conservadores, namora com Max, vocalista de uma banda de rock, coberto de tatuagens e que inicialmente parece apaixonado e protetor, mas que se torna um personagem idiota que durante muitas vezes desejei mata-lo.

“O primeiro é ir ao baile de inverno, vestida de Maria Antonieta. Eu quero uma peruca tão elaborada que poderia ser a gaiola de um pássaro e um vestido tão grande que eu só vou ser capaz de entrar no salão através de um conjunto de portas duplas.
Mas eu vou segurar minhas saias mais alto quando eu chegar para revelar um par de botas de combate plataforma, para que todos possam ver que sob a frescura, eu sou uma punk-rock durona.”

Lola se vê num momento onde a sua maior preocupação é a confecção do seu magnífico traje de Maria Antonieta que usará no baile do colégio. Bem seria apenas isso se não fosse os fatos  de os gêmeos Bell não voltassem a serem seus vizinhos trazendo velhos sentimentos e ressentimentos do passado e a sua mãe biológica problemática, irmã de um de seus pais adotivos, viesse morar com ela depois de ser despejada. Ela tem que lidar com seus sentimentos por Cricket Bell e o namorado ciumento, a possível tentativa de aproximação da mãe e ainda o seu projeto de meses para o baile que não é nem um pouco simples e fácil.

Personagens que nos encantam da primeira página até o fim, pois acabam sendo bem próximos de pessoas de carne e osso, sem ideologias e perfeições.  Max é o único que a eu desgostei a partir de certo momento.  E o Cricket... ah, ele é um sonho, responsável, meigo, lindo, tímido e inteligente. Não tem como não se apaixonar por ele. E mesmo não sendo o sexy e descolado ele não é entediante. Lola é completamente louquinha e por isso encantadora. Não tem como você não torcer por ela do início ao fim. Seus pais, Andy e Nathan também são legais e são mais que um casal homossexual, são dois homens que se amam e amam a filha querendo protege-la como todo e qualquer pai protetor. Norah é a mãe problemática que entregou a filha para o irmão e criar e que vive no mundo vivendo uma vida desregrada, mas que agora se vê precisando mais uma vez do irmão e aos poucos vai se reaproximando da filha. Eu adorei essa personagem também e torci muito para eu elas se acertassem. A Calliope passa a impressão de mimada e perseguidora de Lola, mas você acaba entendo ela e até gostando um pouco dela, afinal ela é humana.

“Meus olhos estão pregados na porta ao lado quando uma figura sai para a varanda. Os pratos em minhas caem, por que ainda estou carregando os pratos da refeição matinal? Se espatifando contra o chão.
Porque lá está ela.
Calliope Bell.”

Uma coisa que não gostei, mas que foi desatenção minha e falta de informação, é a presença da personagem Anna, do primeiro livro da Perkins que antecede Lola, e que eu não tinha lido. O que acabou revelando um grande spoiler do livro. Então se você ainda não leu Anna e o Beijo Francês e não quiser ter o final revelado, aconselho a seguir a ordem de publicação. Mas para quem já leu, eu não tenho dúvidas de que vai adorar ver esses personagens neste livro também.

Uma leitura doce e calma, mas viciante com cenas românticas, humoradas e fofas. E uma história de amor pela qual você torce até o fim. E o último capítulo te deixa encantada e te arranca suspiros. Um clichê com elementos e dilemas típicos de adolescente e completamente previsível. Isso não significa que o livro é ruim, muito pelo contrário. Se você procura uma leitura prazerosa e leve, Lola e o Garoto da Casa ao Lado, da Stephanie Perkins merece estar na sua lista de próximas aquisições.

“Eu sei que você não é perfeita. Mas são as imperfeições de uma pessoa que as tornam perfeitas para alguém.”

Postado por Camila Nyx


Nenhum comentário:

Postar um comentário