segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Médico e o Monstro, de Robert L. Stevenson




Olá meus queridos! Hoje eu vou estrear nossa coluna de Clássicos com um livro que eu particularmente amo muito, e que em minha opinião tem que ser lido pelo menos uma vez na vida. O Médico e o Monstro (Título original: Strenge Case of Dr. Jeyll and Mr Hyde) foi escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson, mesmo autor de A Ilha do Tesouro.



Eu não vou dizer muito sobre o enredo, para não quebrar a magia dessa leitura. O livro mostra a trajetória do Advogado Utterson, que após ler o testamento do seu amigo, Dr. Henry Jekyll, estranha o pedido de que se caso algo ocorrer ao médico, todos os seus bens deverão ser passados imediatamente para Mr. Edward Hyde, um homem de índole facilmente questionável. O fato é que ele não entende como pode um senhor respeitável e de bom caráter, possa deixa tudo para um homem cruel e inescrupuloso. Um ano após o acontecido, Hyde comete um assassinato brutal, tornando-se caçado pela polícia. A partir de então ele some, e Jekyll, que vinha se tornando cada vez mais recluso e estranho, volta a agir normalmente. A história caminha para um desfecho surpreendente, com uma revelação assombrosa, contada pelo próprio doutor numa carta endereçada ao advogado.

A obra foi escrita no ano de 1886 e é ambientada na Londres vitoriana da época. Clássico mundial até hoje, fez um grande sucesso na época, e é considerado um dos maiores clássicos de horror e suspense e a obra prima de Stevenson. Com uma narração distante e ao mesmo tempo envolvente, embarcamos numa Londres vitoriana tão dualista quanto os personagens principais, onde é revelada tanto a classe mais abastada e respeitada frequentada por Dr. Jekyll, quanto a camada menos favorecida que serve de cenário para ações brutais, como as de Hyde.

Além disto, o livro traz uma filosofia que retrata dualidade humana. O bem e o mal que habita em equilíbrio o homem. O escritor se inspirou num caso real de um marceneiro, que sofria de dupla personalidade. William Brodie trabalhava integramente à luz do dia, e saía à noite para cometer assaltos nas residências de Edimburgo. A obra não deixa de ser fundamentada nas teorias de psicanálise, que eram discutidas naquela época por Freud, que entre muitos assuntos, discutiam a personalidade e motivações humanas.

O Médico e o Monstro é um dos melhores livros que li na minha vida. Eu me encantei desde o seu enredo e narração misteriosa e envolvente, à toda a temática e filosofia empregada. Um livro pequeno que pode ser encontrado em qualquer biblioteca e lido tranquilamente numa tarde. Por se tratar de um livro antigo, é certo que o vocabulário tem algumas expressões que podem não ser de fácil compreensão, mas nada muito complicado que atrapalhe a leitura. Por fim, o meu livro preferido e que sempre indico a todos que me pedem um bom livro.


Quotes do Livro:

"O homem não é autenticamente um, mas sim dois. E digo dois, porque o meu próprio conhecimento não foi mais além. Outros seguirão o meu exemplo, outros me superarão e atrevo-me a profetizar que no fim o homem será reconhecido como um ser habitado por seres múltiplos, incongruentes e autônomos."

"Aprendi a reconhecer a primitiva dualidade do homem na minha própria pessoa. As duas naturezas que lutavam na minha consciência eram minhas, porque eu era em essência ambas."

"Se cada um pudesse habitar numa entidade diferente, a vida se libertaria de tudo o que é intolerável. O mau poderia seguir o seu destino, livre das aspirações e remorsos do seu irmão gêmeo, a sua contraparte boa. E esta caminharia resolutamente, cheia de segurança, no caminho da virtude, fazendo o bem em que tanto se compraz, sem se expor à desonra e à penitência engendradas pelo perverso. Constitui uma maldição do gênero humano que esses dois elementos estejam tão estreitamente ligados; que no âmago torturado da consciência, continuem a digladiar-se."

Nenhum comentário:

Postar um comentário