segunda-feira, 29 de julho de 2013

Julieta Imortal, de Stacey Jay #Resenha


Ficha Técnica:
Autora: Stacey Jay
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2011
Número de páginas: 240
Assuntos: ROMANCE
ISBN: 9788563219572

Sinopse: Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz.Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano.
Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.
Segredos, mistérios e surpresas envolvem este poderoso romance em que o casal mais famoso da literatura mundial tem a chance de contar sua verdadeira história.

A primeira impressão que tive quando li a sinopse pela primeira vez há mais de um ano, minha reação foi: “Uau! Ousado”.  Eu achei a ideia de desconstruir a história mais famosa de Shakespeare um ato de extrema coragem. E eu amo a verdadeira versão da história, mas só pelo fato de colocar o Romeu como o vilão da história, a vontade de ler foi imediata. O tempo passou, e eu finalmente encaixei na minha lista e o li. (Já sabendo da existência do livro Romeu Imortal).

Então vamos lá! Isso tudo foi para ficar claro que antes do livro eu tinha várias impressões que foram pouco a pouco desconstruídas no decorrer da leitura. Primeiro o livro demorou a prender a minha atenção. Não sei se porque eu ainda estava de ressaca literária, ou porque a história me pareceu confusa e sem sentido. Provavelmente os dois Eu passei sete dias para ler os 9 primeiros capítulos. Muito tempo para o meu normal.  E não foi por falta de tempo, já que era uma semana sem provas e trabalhos, mas por falta de interesse.

A história começa com Julieta entrando no corpo de Ariel para poder cumprir mais uma missão de manter duas almas gêmeas a salvo de Romeu. Romeu também consegue um corpo, só que morto, para cumprir de fazer com que uma das almas gêmeas mate a outra assim como ele fez com a sua há setecentos anos. Isso mesmo, Romeu matou Julieta. Logo depois do primeiro encontro com Romeu, ela foge ao perceber que ainda está muito fraca para enfrenta-lo, e dá de cara com Ben, um cara que ela não consegue encontrar nas memorias de Ariel, mas a atração é quase que se instantânea. Depois ela “descobre” que ele é uma das almas que ela tem que proteger, e que a outra é a melhor amiga de Ariel.  E como é de se esperar desde o início, Julieta/Ariel se apaixona por Ben. Ao mesmo tempo que ela tenta a todo custo juntar os dois antes que Romeu/Dylan faça seu jogo sujo e destrua mais um amor verdadeiro, e evitar que Bem se apaixone por ela, Julieta percebe que tem alguma coisa errada acontecendo e o seu antigo inimigo começa a lhe propor uma aliança para livra-los dessa semivida.

Tudo bem, o enredo até pode ser interessante, mas me senti confusa e perdida durante muitos capítulos. Como eu disse pode ter sido pela minha empolgação precoce e pelo livro que tinha acabado de ler. No fim das contas li os 25 capítulos restantes em um dia, mais pela pressa de terminar e começar outro livro do que por empolgação. O que não quer dizer que não comecei a gostar do livro lá pela metade onde as coisas ficaram mais claras.

Quanto aos personagens, Julieta me pareceu muito chata e eu me cansei muito dela no decorrer do livro. Minha humilde opinião. Eu estava começando a gostar mais de Ariel que não estava presente na história, do que de Julieta. Fiquei triste por ela e pela sua mãe, achei que elas mereciam mais. Gema, uma amiga falsa que se aproveitava da fragilidade de Ariel para fazer desta um cachorrinho. E não foi um breve momento no final que me fez gostar dela. Pra mim ela é muito mimada. Romeu me despertou um sentimento de pena tão grande por sua covardia e egocentrismo, mas ainda assim me decepcionou menos que Julieta. O personagem que mais gostei foi sem dúvida o Ben. Talvez o único. 

Até certo ponto gostei do final, mesmo não sendo o que eu esperava, foi correto. Deixou uma boa brecha para o livro seguinte, que estou tentando não me empolgar precipitadamente como fiz com Julieta.
Quantos ao final, ele surpreende e não tudo ao mesmo tempo. Eu gostei e desgostei principalmente por causa de alguns personagens que tiveram fins não muito legais. Outros, bom demais para eles. Houve uma adrenalina nos últimos capítulos que te prende e tira o folego, e até o último instante você fica torcendo para que tudo certo, e cabe a cada um achar se foi bom ou não. Eu achei correto. Sem contar que deixa a brecha para o próximo livro que não é necessariamente uma continuação, mas talvez, um novo começo.

Não odiei o livro, até gostei dele, mas não morri de amores por Julieta Imortal. Não estou mais tão ansiosa para ler Romeu Imortal, mesmo querendo ver o que vai acontecer à determinada personagem que simpatizei um pouco. Enfim, não encare só como outra versão para Romeu e Julieta, encare como uma continuação a partir de um pequeno detalhe alterado. E você não vai se decepcionar.

Camila Nyx

Nenhum comentário:

Postar um comentário