quinta-feira, 27 de junho de 2013

Instrumentos Mortais – Cidade de Vidro, Cassandra Clare (Resenha #4)

Editora: Galera Record
Série: Os Intrumentos Mortais 
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2011
Páginas: 476
ISBN: 978-85-01-08716-4

Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 

Eu nunca pensei que pegar um livro, sem ler a sinopse e não saber absolutamente nada sobre a saga fosse ser o melhor passo no escuro que eu dei na minha vida. Eu amei e odiei Cidade dos Ossos, como eu disse na resenha. Eu fiquei ansiosa pela continuação em Cidade das Cinzas. E em Cidade de Vidro eu vi que a minha paixão é irremediável e eterna. Cassandra Clare não criou apenas uma história, mas um universo que conquistou inúmeros fãs.

Focando em Cidade de Vidro eu digo logo que a série fica cada vez mais perfeita a cada livro. E o terceiro livro é MARAVILHOSO. Intenso do início a fim. Principalmente nos últimos capítulos. Mas diferente dos outros dois, não é só no fim que a gente prende o fôlego, mas a cada capítulo temos uma revelação, um acontecimento ou uma peça acrescentada ao quebra cabeça. Além do crescimento de mais alguns personagens como o Alec e o surgimento de um personagem novo e trivial para a história. Há também a volta de um personagem perdido. E o Simon finalmente conquista a minha simpatia e eu até ri com algumas passagens dele no livro e um certo amadurecimento dele. Já estava na hora disso acontecer.

“Vou te dizer uma coisa. – Alec alcançou uma segunda lâmina serafim. – Se nós sobrevivermos a isso, eu prometo que eu vou apresentar você para toda a minha família.
Magnus levantou suas mãos, seus dedos brilhando com únicas chamas azul celeste. – Negócio fechado.”

A mudança de ambiente é outro ponto interessante do livro, pois a história sai do cenário de Nova York e vai para Idris, o famoso lar de todos os caçadores de sombras. As descrições do lugar são fantásticas, até mesmo quando ela destrói um pouco dessa beleza. Parabéns a Cassandra por esse trabalho.

“Mas nada daquilo era o que era estranho; o que era estranho era que aqui e ali na cidade, colocadas aparentemente aleatoriamente, subiam altivas torres coroadas com espirais de refletivo material prata esbranquiçado. Elas pareciam perfurar o céu como adagas brilhantes, e Simon notou de onde ele tinha visto aquele material antes: em uma rígida de armas como vidro que os Caçadores de Sombras carregavam, as que eles chamavam de lâminas serafim.”

Clary precisa urgentemente encontrar a cura para a sua mãe que está em coma, Jace não a quer por perto e faz tudo para que ela não vá à Idris, por achar muito perigoso. E sinceramente, nesse ponto o Jace foi muito chato. Mas mesmo com as brigas que os dois tiveram e os momentos de tensão, Clary foi atrás e conseguiu o que queria. Cometendo alguns deslizes básicos que complicaram muitas coisas, mas sempre teimando. E eu acho que a teimosia é a principal qualidade dela, pois ela sempre acaba acertando as coisas. Além disso, Jace e Clary passam por momentos intensos de tensão, emoção e até romance. Com destaque para os capítulos 6, 9, 15, 17, 19 e 20.

“Ele se aproximou e então tocou seu rosto, levemente, apenas as pontas de seus dedos contra sua pele. – Eu te disse que eu não podia dormir. Amanhã à meia-noite nós estaremos quer seja em guerra ou debaixo das regras de Valentine. Esta pode ser a última noite de nossas vidas, certamente a última até mesmo normal. A última noite que nós poderemos ir dormir e se levantar como nós sempre fizemos. E tudo o que eu podia pensar era que eu queria passar ela com você.” 
Quem já leu os outros livros sabe, a Cassie capricha nos últimos capítulos. E dessa vez não foi diferente. Mais uma vez ela torturou seus leitores, dessa vez matando um personagem, que embora pequeno na história, eu achei desnecessário. Mas é a Cassie, e a sua vocação para me fazer odiá-la, me faz amá-la mais ainda.

Enfim, Cidade de Vidro tem muitas revelações, surpresas e acaba sendo o encerramento de um ciclo, já que a autora que inicialmente havia planejado uma trilogia acrescentou mais três livros à saga. E eu estou muito ansiosa pela continuação já que alguns desfechos ficaram um pouco inacabados, principalmente em relação ao Sebastian. Espero que tenham gostado da minha resenha.

Escrito por Camila Nyx

Um comentário:

  1. A saga "Instrumentos mortais" é uma das melhores que eu já, e pra mim "Cidade de Vidro" foi o melhor, sem sombra de dúvidas... Adorei a resenha, ficou muito boa!
    O blog tá maravilhoso!
    Beijos
    http://garotaviiciada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir