sexta-feira, 21 de junho de 2013

Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare (RESENHA #1)

Eu resolvi postar algumas resenhas que já tenho feitas. E nada melhor do que começar com essa série que eu gosto muito. 

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria

Editora: Galera Record
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2010
Série: Os Instrumentos Mortais
Páginas: 462
ISBN: 9788501087140

.Poucos livros na minha vida me fizeram sentir a paixão que senti por ele na primeira página do primeiro capítulo. Não me lembro de um livro que me despertou tanta raiva. Mas uma coisa é certa, apenas um conseguiu fazer com que eu passasse a noite inteira sem conseguir dormir depois de ler a palavra “FIM”. E esse livro se chama Cidade dos Ossos.

Eu terminei a leitura extremamente frustrada com o rumo inesperado que a autora deu no final da história. Algo que não consigo acreditar, mesmo depois de ter terminado com o livro. Posso estar exagerando, mas eu ainda estou com um pouco de raiva da Cassandra Clare pelo que ela fez.

Mas fora o último capítulo cruel, que me fez ter uma insônia e uma crise existencial sobre o quanto o amor pode ser cruel, eu tenho muitos elogios à Cidade dos Ossos. O enredo introdutório mais emocionante que já li.  Uma ficção bem criada. Um universo mágico diferente do que já fora visto. Lobisomens, bruxos, fadas, nephilins vampiros e demônios juntos numa narrativa rápida e envolvente do começo ao fim. Mistérios a serem desvendados em cada linha. Ação e emoção muito humor em cada capítulo. Esses são os ingredientes que Clare usou para conquistar legiões de fãs no mundo inteiro.

Seus personagens são apaixonantes e pelo menos no que diz respeito a mim, tanto os caçadores de sombras quanto mundanos se encaixam em alguém que a gente conhece ou até mesmo com a própria pessoa que lê. Clare, a amiga e filha leal. Corajosa, mesmo ás vezes precisando de umas sacudidas pra abrir os olhos para o que está tão óbvio à sua frente.

Convencido, por vezes arrogante. Metido a herói suicida, guerreiro nato e irritantemente irresistível. Jace Wayland não é só isso, mas um garoto escondido numa máscara de bad boy inconsequente. Simon é o ombro amigo, o porto seguro que qualquer garota sonha, e muitas encontram. Guardando em silêncio sua paixão pela melhor amiga esperando pelo momento que ela note ele com algo a mais.

Alec Lightwood. Antipático à primeira vista. Irritante até, mas quem nunca foi ríspido por ciúmes? Quem nunca foi idiota por querer se mostrar forte. Isabelle Lightwood é a menina fatal, gata e sexy que não está livre de um momento de insegurança. E muitos outros personagens, loucos, ressentidos, temerosos, fiéis, traiçoeiros.

Se eu indico esse livro? Lógico que sim. Sei que é fácil me impressionar, mas Cidade dos Ossos se superou tanto o aspecto positivo, quanto no aspecto negativo. E eu não vi nenhuma pessoa que dissesse não leia este livro. Podem ter surtado quando chegou às últimas paginas, mas como eu, souberam reconhecer o brilhante trabalho de uma excelente escritora.



A série ainda é composta pelos livros:

Cidade das Cinzas (2011)
Cidade de Vidro (2011)
Cidade dos Anjos Caídos (2012)
Cidade das Almas Perdidas (lançamento previsto para o final deste mês - Junho)

Citty of Hevenly Fire (lançamento previsto para 2014 nos EUA)

Camila Nyx

Nenhum comentário:

Postar um comentário